26 de janeiro de 2010

Terramoto no Haiti

Eu contribui para o Haiti, e tu?
Foram 51.312 espectadores que disseram presente no jogo de apoio às vítimas do terramoto no Haiti. Numa partida recheada de estrelas do futebol mundial, o resultado final foi um empate a três golos.

Zidane: "É sempre um prazer jogar aqui"
Kaká: "Estou muito feliz por fazer parte deste evento"
Luís Figo: "O mundo do futebol juntou-se para contribuir para este jogo"
Louis Van Gaal: "Foi impressionante"
Cumprido minuto de silêncio em memória de Fehér e das vítimas do Haiti

Exercicio fisico na gravidez faz bebés mais inteligentes

Um estudo da Universidade de Gotemburgo afirma que as mulheres que fazem regularmente exercício aeróbico durante a gravidez tendem a ter bebés mais inteligentes.
Filhos de mães que fazem exercícios aeróbicos durante a gravidez têm maior coeficiente de inteligência (QI) do que as mães sedentárias. Isto é o que mostrou um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo (Suécia) com mais de 1 milhão de homens de 15 a 18 anos e publicado na última edição da "Proceedings of the National Academy of Sciences".
Segundo o Jornal Folha de S. Paulo o condicionamento dos avaliados foi aferido por testes ergométricos. Aqueles que apresentavam melhores condições também se saíram melhor em testes de QI, especialmente nas áreas de compreensão verbal e pensamento lógico. Pesquisas em andamento do Grupo de Neurofisiologia do Exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) também mostram que exercícios aeróbicos elevam os factores neurotróficos (de crescimento dos neurónios). Eles provocam um aumento no número de neurónios e o contacto entre essas células, facilitando a transmissão de informações.
No entanto é abusivo achar-se que se encontrou a fórmula para a inteligência: "Não dá para dizer que o indivíduo fica mais inteligente, mas sim que há uma melhora na cognição. Do contrário, todos os atletas profissionais seriam um Einstein", pondera o neurofisiologista Ricardo Mário Arida, professor da Unifesp. Para os pesquisadores, somente exercícios aeróbicos tiveram relação com melhores resultados em testes cognitivos porque provocam maior oxigenação do cérebro, causada por um melhor condicionamento cardiopulmonar. Actividades de força, como musculação, não demonstraram o mesmo efeito. Se está grávida, pelo sim, pelo não, faça exercício. Por si e pelo seu filho.