terça-feira, 21 de novembro de 2017

O AMOR é...

"Soube há pouco de mais dois amigos que se separaram. Assim, calma e civilizadamente com uma certeza que arrepia, especialmente a quem, como eu, os conhecia e imaginava impossível esse desfecho.
Davam-se bem, eram compatíveis, no mesmo patamar intelectual, lavadinhos e cheirosos e ele diz-me "Estava farto daquilo, do de sempre, a vida há-de ter mais para mim".
Não tive resposta na ponta da língua como é meu hábito, turvou-se-me o olhar e a voz na garganta.
Tenho agora.
A vida trazer-te-á mais coisas T., com certeza. Não sei é se serão melhores.
Fomos criados no mundo dos estímulos, do consumo, da vertigem e nada nos chega.
Os nossos filhos nunca são suficientemente bons, bonitos ou geniais e enchemo-los de dietas, laços e desportos. O emprego é sempre aquém do que queremos ou podemos fazer.
O carro está velho e a casa pequena.
Os amigos estão maçadores e cheios de defeitos, o cinema cheira a mofo. Já ninguém come carne guizada com ervilhas porque o Oliver inventou que cozinhar é sexy e há sempre coisas mais difíceis e estimulantes para fazer.
É assim no amor e no desamor.
Não acho que as pessoas devam ficar juntas toda a vida se não se amam ou respeitam e sou profundamente grata ao Criador pela invenção do divórcio que os seus pastores não defendem.
Às vezes enganamo-nos com as pessoas como nos enganamos com tanta coisa e devemos ter o direito de pedir desculpa e bater em retirada, nem aos meus filhos eu obrigo a comerem o que não gostam até ao fim. Mas levo-os a experimentarem e insistirem um bocadinho até que percebam se não gostam mesmo ou só estranham o desconhecido.
Passeio os olhos pelos títulos das revistas, pelos posts dos blogues e tudo nos diz que o amor deve ser espectacular, que na cama devemos dar duplos mortais encarpados, que o próximo jantar deve ser confitado com uma merda qualquer, que a próxima viagem tem que envolver destinos exóticos e comidas afrodisíacas. Que não podemos aparecer doentes ao nosso amor, que ele tem que usar aquelas camisas paneleiras com dois colarinhos mesmo quando está a cortar lenha, que ele tem mesmo que cortar lenha ainda que em casa só hajam radiadores e que nós temos que lavar a loiça em cinto de ligas e acessórios bondage.
Ninguém defende mais do que eu que as relações devem ser cuidadas, que o amor não resiste sem cerimónia e encanto e pequenos truques de magia. Mas isso é o que se faz ao amor, não é o amor em si mesmo.
O amor também é acordar despenteado e dar um beijo antes de lavar os dentes sem achar estranho, pedirmos mimo quando estamos doentes e parecemos um cruzamento do Nelo Monteiro com o Chucky - o boneco assassino e ver um filme, beber café, discutir, chorar, perder a fé, fazer cedências, ficar doido ou doida de raiva, desiludirmo-nos, desencantarmo-nos, pedir desculpa com ou sem razão e com ou sem intenção.
É sair à noite e dançar e dar beijos na boca como se fosse a primeira vez, quase fazer amor no carro tal é a urgência, é a feira da semana e o supermercado aos gritos e nem se dar por isso ou dar-se mesmo por isso e pensar que nós é que temos razão quando queremos comprar on line e porque é que eu ainda vou na conversa deste/a gajo/a.
É adormecer sossegado e protegido como um bébé e acordar feliz porque está ali o cheiro do outro que já passou a ser nosso ou rabujento porque ele/a acendeu a luz - Para quê? Se me amasses partias os dedos dos pés e pisavas o gato mas não acendias a luz enquanto eu estou a dormir.
O amor é uma coisa simples que às vezes se torna excitante. É bitoque que tem dias que sabe a lagosta, leite quente com chocolate que em algumas alturas borbulha como champagne. Há noites em que é ácido como limão. Mas é um alimento certo, uma refeição quente, de casa. Garantida.
E vem das mais diversas formas.
-Já chegaste?
-Já. Está muito frio. Agasalha-te bem, a ti e às crianças.
Não sei o que é que a vida nos pode reservar que seja muito melhor que isto."
 
Texto de Vera Santos
 
#oamoré

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Ed Sheeran - Perfect



Este video faz-me logo lembrar a época natalícia, gosto tanto!