20 de agosto de 2015

Associação Chão dos Bichos

Há quase duas semanas levei uma facada no coração ao saber da noticia de um fogo que deflagrou perto de Loures, na Murteira e que apanhou uma associação que luta contra o abandono, maus tratos e negligência de animais que incapazes de sentir maldade, já conheceram bem de perto a crueldade e a negligência humana, uma associação que muito admiro e pela qual tenho um carinho muito grande, que tem como objectivos:

  • Recolher sempre que possível os animais que precisam de ajuda e quando não é possível procurando uma solução para eles;
  • Oferecer os cuidados de saúde que eles necessitam;
  • Oferecer um lar temporário e cuidar deles até surgir um novo dono;
  • Encontrar um dono que os respeite, ame e cuide como eles merecem e precisam.


NOTICIA/POSTAGEM NO FACEBOOK NA PAGINA DA ASSOCIAÇÃO

"Esta tarde o abrigo da Chão dos Bichos foi rodeado por um intenso incêndio que cercou todos os lados do mesmo. O incêndio deflagrou fora do abrigo e ainda a alguma distância mas percorreu toda a vegetação pela encosta numa fracção de minutos, o tempo suficiente para soltar os animais dos vários recintos e boxes. Infelizmente o fogo chegou mais depressa a 5 companheiros e perdemo-los. Os que conseguimos soltar seguiram diferentes rotas não sendo possível delinear de todo um percurso provável.
Conseguimos resgatar cerca 80 cães, destes vários necessitaram de assistência veterinária no local e outros seguiram para internamento, outros tantos em estado de choque encontram-se agora em famílias de acolhimento temporário para que retomem assim que possível ao abrigo.
Todas estas situações estão salvaguardas, o nosso pedido de urgência destina-se PARA JÁ à procura e resgate dos cerca de 50 cães que ainda andam em parte incerta.
Precisamos de voluntários para nos apoiarem nas buscas durante o dia destes nossos companheiros que estarão garantidamente assustados, desorientados e possivelmente feridos.
Este será o nosso foco de trabalho, mas com o nascer do dia iremos ter a real noção dos estragos no nosso abrigo e aí outras necessidades surgirão.
O nosso grande agradecimento às dezenas de pessoas que apareceram no nosso abrigo durante a tarde e noite disponibilizando rações, mantas, águas e principalmente disponibilidade para ajudar no que quer que fosse necessário. Com os voluntários que nos foi possível falar endereçámos a enorme necessidade de iniciar logo de manhã as buscas pois durante a noite as mesmas acabam por não gerar o efeito pretendido, antes pelo contrário.
PEDIMOS POR FAVOR A MOBILIZAÇÃO DO MAIOR NÚMERO DE PESSOAS PARA AS BUSCAS DOS ANIMAIS AINDA PERDIDOS DURANTE O DIA.
Todas as horas e minutos poderão fazer a diferença e precisamos de concentrar as buscas no menor tempo possível!
A quem não for possível deslocar-se até ao abrigo tem à disposição o nosso NIB 0035 0365 0000 1058 230 09 CGD, IBAN PT50 0035 0365 0000 1058 230 09, Código SWIFT CGDIPTPL.
Agradecemos a todos que participaram para que conseguíssemos o resgate da maioria dos nossos cães mas infelizmente o trabalho está muito longe de estar terminado.
Pedimo-vos que não cruzem os braços nem pensem que haverá alguém a vir ajudar por vós. Precisamos mais do que nunca da união para prosseguirmos com esta causa que é de todos nós e que tanto ainda tem para desenvolver.
Quando possível publicaremos outras actualizações e pedimos a compreensão pela demora das mesmas. Demora esta que gera especulações e rumores pelo que pedimos que partilhem as NOSSAS publicações.
Deixamos dois telefones de contacto e pedimos a vossa máxima preserverança: 961495808 e 918550420
Para chegar ao abrigo o mais fácil será aceder a um dispositivo de GPS ou google maps e encontrar Murteira-Loures. Chegando à Murteira encontra de imediato o abrigo. Obrigada (Deixamos apenas uma nota para evitar uma possível confusão: os cerca de 100 gatos que a associação alberga não se encontram no mesmo espaço pelo que estão totalmente a salvo).
Obrigada"

COMENTÁRIO DO RICARDO SILVA, dois ou três dias após o fogo (escolhi e "roubei" este comentário de milhentos comentários, porque me emocionou imenso e fez-me acreditar num mundo melhor e que existem muitos seres humanos, que como eu, adoram e lutam constantemente por uma causa todos os dias).

"Hoje, conforme havia prometido, desloquei-me à Associação Chão dos Bichos.
O cenário é triste, muito triste...
Toda a área que circunda o Abrigo está ardida, o cheiro a queimado paira no ar, a serra encontra-se desmatada e ainda existem pequenos focos
de fumo em actividade...
Os animais estão assustados, desconfiados, com medo...
Estacionei o carro e perguntei por alguém da organização, ao que me foi indicada uma senhora ali perto de mim.
Fui até ela e disse-lhe:
- Boa tarde, eu fiz uma recolha de ração de cão, gato, umas mantas, areia, brinquedos e garrafões de água, e queria oferecer-vos.
A senhora suspendeu o que estava a fazer, agarrou-me nas mãos e respondeu emocionada:
- Ahhh muito OBRIGADO!!! Pode trazer para aqui!
Perante tal gesto, senti-me pequeno, muito pequeno, ao ver tal mulher, suja dos pés à cabeça, o corpo e as roupas cobertas de cinza e um ar cansado, mas com uma força e emoção nos olhos que dão coragem a qualquer ser humano.
Nesse momento, senti um nó na garganta, os lábios a tremer e os olhos embaciados... Inevitável, as lágrimas correram...
Mesmo sem sentir vergonha, justifiquei-me:
- Desculpe, mas isto mexe muito comigo... É uma tristeza...
A mulher agarrou-me nos ombros, olhou-me nos olhos profundamente e, disse-me baixinho enquanto acenava afirmativamente com a cabeça:
- Acredito que sim, acredito que sim...
Limpei o rosto com o braço já sujo da cinza que esvoaçava, agradeci e entrei no Abrigo.
Lá dentro, a ajuda é muita... Pessoas incansáveis limpam, martelam, montam casotas, arrumam, brincam com os animais, correm de um lado para o outro, cuidam se o fogo não lhes prega outra partida, acompanham potenciais adoptantes para os animais, dão informações a quem quer ser voluntário, etc...
O coração fica cheio perante tal quadro...
Como já referi várias vezes, não existem causas maiores ou menores, existem causas!
A quem acha que os idosos é que precisam de ajuda, FORÇA, ajudem os idosos, passem nos Lares, conversem com eles na rua, cumprimentem-nos, dêem-lhes mimo, visitem-nos; a quem acha que a ajuda deveria ser dada às criancinhas que estão a morrer à fome em África, FORÇA, ajudem uma criancinha, contribuam com donativos, apadrinhem uma, há organizações que vos ajudam nesse sentido!
A quem não ajuda nada nem ninguém, não critiquem, nós não vos criticamos, nós não vos julgamos por não ajudarem...
Porque no final, quem ajuda os animais, é também sensível à ajuda para com os idosos e as criancinhas que estão a morrer à fome em África...
A Empatia, a Solidariedade e a Bondade não são egoístas!
Andam de mãos dadas e abraçam e compreendem todas as causas, por mais estúpidas que estas possam parecer aos olhos de alguns...
Hoje, sou um homem rico, muito mais que ontem e no final... FIZ UM AMIGO!"


QUEM QUISER SER VOLUNTÁRIO PODE ENTRAR EM CONTACTO COM A ASSOCIAÇÃO  ATRAVES DO MAIL chaodosbichos@gmail.com OU POR TELEFONE - 961495808 ou 918550420)

SE QUISER FAZER UM DONATIVO, PODERÁ FAZÊ-LO ATRAVES DO
NIB 0035 0365 0000 1058 230 09 CGD
IBAN PT50 0035 0365 0000 1058 230 09, Código SWIFT CGDIPTPL.

https://www.facebook.com/chaodosbichos.associação