7 de outubro de 2009

Golfinhos



Lembrei-me de colocar esta foto, tirada em Tróia, do meu animal preferido - o Golfinho, ao ler esta notícia, com a qual concordo plenamente!





"Em algumas zonas do estuário do Sado vai ser limitada a velocidade das embarcações e proibidas motas de água e jet skys, segundo um plano de acção para proteger os golfinhos, publicado em Diário da República.

O Plano de Acção para a Salvaguarda e Monitorização da População de Roazes do Estuário do Sado, que vai ser executado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), estabelece também áreas e períodos interditos à observação de cetáceos e um sistema de fiscalização a implementar.
Os Ministérios da Defesa (tutela a Marinha e as capitanias) e do Ambiente, reconhecem, naquele plano, o «carácter único» do roaz do Sado, destacando que é um dos «poucos núcleos residentes a nível europeu»."

No dia que tirámos esta foto, vimos vários golfinhos, são lindos!
Quando desligávamos o motor do barco, os golfinhos aproximavam-se, são bastantes curiosos.
Tive a um metro de distância deles. Queria tanto fazer-lhes uma festinha que caí ao rio, lol!
Acreditam que existem pescadores que lhes fazem mal? Porque os golfinhos comem as lulas e os chocos!

Rádio Amália


"A primeira rádio dedicada exclusivamente ao fado e com um espaço aberto a todos os que quiserem cantar músicas do gênero foi lançada nesta terça-feira em Lisboa, por ocasião dos 10 anos da morte da fadista Amália Rodrigues.

A nova rádio pode ser sintonizada na frequência 92.0 e promete tornar-se um ponto de encontro do fado-canção, vadio ou tradicional e de fadistas já consagrados."
 
O tempo passa muito depressa, já fez 10 anos que morreu a Amália Rodrigues!

Código de Barras


O código de barras, cuja patente faz hoje 57 anos, prepara-se para incluir mais informação, como a data de validade ou o número de lote, segundo a GS1 Portugal, Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos.